quinta-feira, 11 de março de 2010

Cuidados na Gravidez


Veja algumas orientações para que você possa aproveitar melhor a sua gravidez:



Use sapatos de salto baixo.
Não permaneça muito tempo em pé.
Beba bastante líquido.
Assuma a postura de "Buda" para evitar dores na coluna.
Não fique em pé ou sentada durante muito tempo.
Repouse sempre que possível.
Evite o uso de meia 3/4 com elástico.
Se possível, use meia-calça elástica.
Quando sentada, apóie os pés em um banquinho.
Repouse em decúbito lateral esquerdo.
Eleve os membros inferiores algumas vezes ao dia.
Movimente os pés quando estiver sentada.
Sente-se sempre com as costas retas e, se necessário, coloque uma almofada para ter melhor apoio.
Ao levantar-se da cama, faça-o com movimentos suaves, espreguiçando-se, pois isso é bom para as articulações e para a musculatura.
Faça exercícios de alongamento, quando orientada.
No caso de cãibras, friccione o local dolorido e faça compressas quentes na região.
Não se automedique, utilize remédios somente após consultar seu médico.
Mantenha uma atividade normal, sem fazer esforços excessivos. A prática de esportes leves é permitida. Evite uma vida muito sedentária.
Não fume em hipótese alguma. O fumo na gravidez é danoso ao bebê.
Evite fazer viagens longas. Caso sejam inevitáveis, peça orientação e autorização ao seu médico. No caso afirmativo, procure ir devagar e faça paradas para descansar.
Use sutiãs de alças e base largas; se possível, tome banhos de sol diariamente nas mamas, por 15 minutos.
Para fortalecer os mamilos, provoque atrito com uma toalha após o banho. Evite o uso de cremes ou pomadas hidratantes nos mamilos.
Evite aumento excessivo de peso; faça uma dieta balanceada.
Atenda sempre à vontade de urinar. É normal a diminuição dos intervalos por causa do aumento da pressão do útero sobre a bexiga, ocorrendo em especial nos 3 meses iniciais e no final da gestação.
Caso surjam estrias, use cremes ou óleos apropriados, que podem ser úteis também para reduzir o prurido e o desconforto.
Pode surgir uma pigmentação acentuada no rosto, chamada máscara gravídica. Isso ocorre devido às altas taxas de dois hormônios femininos que agem sobre a melanina. Sugestão: evite expor a mancha (máscara gravídica) ao sol, para não acentuá-la.
Caso sinta congestão nasal ou falta de ar, eleve a cabeceira da cama e se sente ou se deite do lado esquerdo. Se houver sangramento nasal, use um tampão e eleve a cabeça para trás.
Contra azia, coma pequenas quantidades de alimentos várias vezes ao dia; não deite logo após comer; tome água gelada entre as refeições; evite alimentos ácidos, condimentados ou muito gordurosos.
Para combater náuseas e vômitos, faça uma alimentação matutina leve; procure ingerir líquidos e sólidos separadamente; mastigue bem os alimentos; e, caso saiba os horários do dia em que os sintomas costumam aparecer, tente se alimentar 30 minutos antes.
Se você apresentar um quadro de obstipação e flatulência, procure ingerir alimentos ricos em resíduos (fibras) e faça caminhadas.
Se apresentar edema, repouse em decúbito lateral direito, eleve os membros inferiores, mexa as pernas e pés para ativar a circulação enquanto estiver sentada. Se apresentar edema no rosto ou nas mãos, procure um médico.
Fonte: Hospital São Luiz

Um comentário:

  1. a gravidez é algo sério que vai manter o homem no seu espomago dar vida e dar-lhe pouco a pouco que tem que pensar muito para se tornar felizes os três, sem medo de que, graças
    cosmetics for men brigado.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails