quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Conheça os livros de Lu Martinez

Economista e empresária há 10 anos, Lu Martinez começou a escrever para o público infantil após o nascimento do seu primeiro filho, em 2006. Com as constantes sessões de contação de histórias, Lu descobriu o talento e começou a reunir os textos de sua primeira coleção.

Recomendados para o público de zero a cinco anos, os livros de Lu Martinez destacam-se pelas características pedagógicas e as quadrinhas rimadas, que divertem e educam ao mesmo tempo.

As três publicações trazem um encarte com sugestões de atividades e brincadeiras envolvendo a história. Como complemento, no site www.lumartinez.com.br, há diversas atividades relacionadas ao livro, como quebra-cabeças, figuras para colorir, jogo dos sete erros e liga-pontos.

Em formato 20cm x 20cm, os livros também se destacam pelo uso da letra bastão, o que contribui para a alfabetização e atende uma necessidade dos docentes.


“O Chá na Chaleira”

Com ilustrações arredondadas e cores alegres, O Chá na Chaleira é uma leitura simples que, além de divertir, enfatiza palavras com X e CH, como xícara e chaleira. Neste caso, o objetivo é mostrar às crianças que há palavras com mesmo som, porém com grafias diferentes. “Todas as minhas histórias têm um propósito. Este é o meu maior objetivo como escritora: passar uma mensagem e ensinar as crianças de uma forma bem divertida”, afirma.

As cores utilizadas foram escolhidas pela ilustradora Ana Luiza de Paula. Todo o conteúdo, incluindo texto e ilustrações, contou com a revisão da professora Edna Prado, doutora em Pedagogia.


“No Fundo do Mar”


De forma divertida e bem colorida, o livro “No Fundo do Mar” chega este mês às livrarias. O segundo livro de Lu Martinez destaca-se pelas rimas suaves e pela linguagem visual. Com ilustrações em recortes de Roberta Carvalho, a história destaca informações e curiosidades sobre a fauna e flora marinha, sendo um importante material de apoio para educação de crianças de até cinco anos.

O livro descreve as diferentes espécies presentes no oceano, desde ouriço do mar, golfinhos, baleia, lula, cavalo marinho, tubarão, água viva, siri, estrela do mar, até os camarões, caracóis, lesma do mar, polvo e moréia. Além de conhecer características específicas de cada uma das espécies, como o fato de a baleia ser mamífera, por exemplo, a linguagem visual e o ritmo da leitura estimulam a criança.


“Monstrinhos Camaradas”


O livro “Monstrinhos Camaradas” trata de forma divertida sobre personagens que poderiam assustar a criançada. Com a mesma ilustradora de “No Fundo do Mar”, a história mostra as aventuras do vampiro Vlip Vlap e os amigos Fran Crin Cren, Múmia e Lobisomem. Ao invés de assombrar, os monstrinhos querem conquistar a amizade das crianças vizinhas ao castelo onde vivem.
Além de incentivar a leitura, “Monstrinhos Camaradas” cumpre um papel importante na formação da criança: o incentivo ao respeito às diferenças. “Os personagens e as situações criadas na história mostram que a convivência entre pessoas diferentes é possível e pode ser harmoniosa e amigável”, afirma Lu Martinez. Segundo ela, assim como nos livros anteriores, o objetivo é transmitir uma mensagem e contribuir para a educação das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails