sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Conhecimento e diversão na era da informação

Saiu um artigo meu no Portal Fator, leiam:

28/08/2009 - 09:39
Conhecimento e diversão na era da informação



Histórias sobre a reação das crianças ao descobrirem as novidades do mundo sempre deram
pano para manga. Os pequenos e suas lúdicas relações cognitivas são arcabouço para
piadas divertidíssimas entre os adultos.
Na era digital, essas histórias ganharam um sabor todo especial. Quem nunca viu uma
criança de pouco mais de dois anos ser fotografada e ir para trás da câmera para conferir a
imagem? Quem nunca ouviu a história do pai que apresentou ao filho a máquina de escrever
e foi surpreendido com elogios entusiasmados a respeito da máquina 'que já imprimi
automaticamente o que nela se escreve'?
A cada dia somos "cúmplices" das histórias divertidas dessas crianças em busca do
conhecimento. Na era da informação, os meios pelos quais os pequenos conhecem o mundo
também se modernizaram.
O acesso fácil e rápido a informações atualizadas, além do acervo de bibliotecas, museus e
jogos educativos, é essencial para potencializar o conhecimento por meio da experiência.
Pela Internet, é possível brincar com os famosos jogos de sete erros, ligue-pontos, quebracabeças,
além de ouvir histórias e assistir animações que contribuam para o
desenvolvimento da coordenação motora e da agilidade do raciocínio. Esses instrumentos de
educação estão à disposição de todos.
Sabemos que os riscos de ações indesejadas pela Internet também são constantes e
crescentes. Por isso, o acesso deve ser sempre orientado e monitorado pelos pais e
professores.
Antes mesmo do advento da Internet, ensinar a lidar da forma mais segura com o mundo ao
redor sempre foi tarefa de pais. E não deixou de ser nos tempos de hoje. Claro que a
questão ganhou novas formas. Frases comuns no passado, como por exemplo, "Não abra a
porta para estranhos", foram substituídas por algo como "não fale com estranhos no
computador".
As possibilidades cognitivas - que, à primeira vista, parecem ilimitadas - proporcionadas
pelas novas tecnologias sugerem que esses riscos são os "efeitos colaterais" inerentes.
Por isso mesmo, é que se faz necessária, cada vez mais, a participação ativa dos adultos na
trajetória de aprendizado e mesmo na hora da brincadeira. Até em razão de ser essa uma
experiência extremamente importante para a criançada, o acesso à Internet não deve ser
coibido.
O conteúdo cada vez mais focado no aprendizado dos pequenos, os jogos que exercitam a
imaginação, o raciocínio, que diverte ensinando, estão à disposição das crianças e, sob a
orientação dos adultos, essas ferramentas podem ser usadas de forma a enriquecer ainda
mais o conhecimento adquirido pela forma mais "tradicional".
A facilidade proporcionada pela Web é um caminho sem volta. Precisamos usá-la ao nosso
favor!

. Por Lu Martinez, Escritora Infantil.

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