segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Aprendendo uma nova língua

PARA GARANTIR QUE SEU FILHO TENHA BOAS OPORTUNIDADES NO FUTURO, O INVESTIMENTO COMEÇA AGORA, NA INFÂNCIA. VEJA COMO ESCOLHER UMA ESCOLA DE IDIOMAS BACANA


Aprender uma segunda língua é quase lei nos dias de hoje, principalmente pra se conseguir um bom emprego. Ok, seu filho é pequeno e ainda tem tempo pra ele pensar em coisa de gente grande. Mas é agora, ainda na infância, que o aprendizado dessa língua deve começar.


A grande maioria das escolas já se tocou disso e colocam a criança em contato com uma outra língua – o inglês, na maior parte das vezes – desde os primeiros anos de escolinha. Claro que para os muito pequeninos, as aulas são bem mais leves, mas ainda assim são válidas. “Toda exposição para o aprendizado de uma segunda língua é válida. Mas é importante que esse primeiro contato seja positivo, pois ele irá facilitar ou dificultar um aprendizado posterior.”, explica Joana Guidolin, coordenadora da escola de Inglês Vera Cruz, que fica em São Paulo.


Para que esse contato seja positivo e seu filho goste desse aprendizado e, assim, consiga assimilar melhor tanta novidade, a escolha da instituição de ensino correta é importante. Respondemos aqui as perguntas que costumam assolar os pais nessa hora.


Com que idade devo matricular meu filho numa escola de idiomas?

Existe uma controvérsia quanto à idade ideal para o início do aprendizado de uma segunda língua. Linguístas apontam idades que variam de 3 anos até a puberdade, mas algumas escolas começam a trabaçhar a partir dos 6 anos de idade, para garantir uma boa pronúncia e a aquisição da musicalidade da língua, levando em conta que a criança, com essa idade, já tem condições para produção dos diversos sons.


Qual frequência e duração as aulas devem ter?

Mais importante que frequência é o método empregado e que esse aprendizado não sobrecarregue a criança. Lembre-se que brincar é tão importante para a formação geral do seu filho como todo o aprendizado acadêmico a que ele é exposto. Em geral, com aulas de 2 horas uma vez na semana, a criança já consegue ter um contato positivo com o inglês.


Como devem ser as aulas de inglês para crianças?

Aulas de língua, independente da idade, devem levar em conta o ritmo do grupo, a dinâmica da classe, a faixa etária dos alunos, entre outros aspectos. Fazer uso do universo lúdico, músicas e usar exemplos de situações próximas ao aluno também ajuda. Mas o que vale mesmo é ver o interesse dos alunos e qual é a produção que aparece depois de um tempo de aprendizado.


Como escolher a escola ideal para as crianças?

As escolas de língua investem muito em propaganda e, muitas vezes, isto confunde os pais. Na hora da escolha, lembre-se de alguns pontos: não existem aprendizados rápidos demais; os recursos tecnológicos podem atrair num primeiro momento, mas podem também enjoar; nem sempre o professor nativo é o melhor professor, é importante que ele seja também um educador.


Na dúvida, vá visitar várias, converse com os professores e peça referência para conhecidos.


CONSULTORIA: JOANA GUIDOLIN, COORDENADORA DO INGLÊS VERA CRUZ, LOCALIZADO NO ALTO DE PINHEIROS, EM SÃO PAULO. WWW.VERACRUZ.EDU.BR

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails