sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Artigo: O que fazer com as crianças nas férias - Por Lu Martinez



Com as crianças em casa, haja imaginação para inventar brincadeiras e tarefas para preencherem o tempo, onde normalmente é cheio de horários e regras definidos.

Com meus filhos, nada de ficar o dia todo no videogame, nem na frente da televisão e internet. Para cada um deles temos um tempo de duração, onde as crianças podem sugerir e/ou escolher o melhor horário.

Criança precisa, além da tecnologia, brincar como criança, gastar energia, fazer exercícios físicos e exercitar muito a criatividade e imaginação.

Por isso, aqui vai algumas dicas para o tempo deles ser preenchido adequadamente, com todo bom senso e desenvoltura:

1) regras sim, mas nem tanto : horários disciplinados e regras para bagunças e guloseimas podem ser menos rígidas nesta época. Dormir e relaxar um pouco mais pela manhã é sadio também. Embora organizar seja preciso, a primeira regra é relaxar com os horários e permitir que a preguiça se aconchegue. Tudo pode e deve ficar diferente, ser uma pausa na rotina dentro de casa, mas com imaginação. A ordem é que sejam dias que fujam do normal. Afinal, são férias e não importa onde aconteçam. Elas existem para que as crianças se divirtam. Em casa ou não, que as férias do seu filho sejam uma folguinha gostosa e bem diferente.

2) Passeio turistico pela sua cidade: é incrível como não fazemos isso na nossa própria cidade ! Aqui no blog vocês podem conferir vários pontos em SP capital onde podem dar de turista !
Pesquisar sites, jornais, revistas sobre a sua cidade e pontos turísticos pode transformar alguns dias bem divertidos, e perto de casa.

3)Pôr-do-sol: Se você mora numa cidade à beira-mar, no campo ou numa região montanhosa, no fim de semana não perca a oportunidade de levar seus filhos para curtir o entardecer. Aproveite para conversar, saber mais do dia-a-dia do seu filho, de seus medos e anseios, das suas alegrias, do que ele gosta...você ficará surpresa de como não conhecemos eles tão profundamente quanto pensamos...

4)Piquenique: Normalmente o primeiro lugar que as crianças escolhem para comer é...aquele amarelo e vermelho rsrsrsr Que tal trocarem o MC por um piquenique? Pode ser em uma praça perto de casa, um parque, ou até um lugar mais afastado, bonito e bem freqüentado. Para isso, prepare uma bela cesta com tudo o que os pequenos gostam de comer e beber, e, lembre-se leve pratos, copos, talheres, guardanapos descartáveis, e um saco de lixo bem grande.

5) Cinema + Pipoca + Guaraná: um belo filme ou desenho animado em 3D é sempre uma festa. Se na sua cidade não há sala de cinema, que tal alugar um DVD?
Nas férias, a programação infantil das salas de cinema são bem recheadas.

6) Que tal cultivar uma horta em casa: as crianças adoram mexer na terra, pedrinhas, pazinhas e rastelinhos....além de saudável ter vasinhos ou canteiros de ervas frescas a qualquer hora é uma delícia !
Os pequenos ficarão surpresos ao perceber que de dentro de uma pequenina semente brota vida, beleza e alimento.

7) Caravana Cultural: Para os filhos pequenos, filmes e teatros. Para os jovens, escolham em conjunto um espetáculo que agrade a todos: pode ser um show, um musical, uma comédia. Seja qual for a escolha, faça companhia a eles. Conversar sobre o que vão assistir é uma ótima forma de estimular a curiosidade e aumentar o conhecimento dos filhos.

8) Cultura em casa : se estiver chovendo, monte a sua própria programação em casa! Pense na possibilidade de ensinar algum tipo de artesanato, pintura, levar as crianças para a cozinha para preparar um bolo simples, brigadeiro para comer de colherada. Uma outra idéia é montar uma peça de teatro com todos da família, e com direito a figurino e tudo !
Estimular a criatividade através de brincadeiras e teatros é uma fonte ríquissima de prazer e aprendizagem. Passar conceitos como "bom dia", "obrigada", "por favor", é bem fácil nessas mirabolantes fantasias de atuar.

9) Hora da saudade: Aproveite os filhos reunidos para rever filmes de viagens que vocês fizeram juntos; revejam álbuns antigos fotografias, registrem os momentos importantes da vida familiar. Que tal promover uma exposição na sala de casa após o almoço?

10) Leitura: No fim da tarde depois do almoço, leia histórias para seus filhos darem aquela descansada, aquele soninho da tarde que toda escola integral, se eles já forem grandes, conte uma passagem da sua própria história.


11) Dia do contrário: Ideal para crianças até 10 anos. Nesse dia, pais e filhos invertem seus papeis. Escolher o que vestir, restaurante aonde ir e o que irão comer é tarefa dos filhos. Os pais apenas obedecem às ordens. É uma maneira de ver como os filhos vêem a relação.

12) Internet que integra: se a família toda se reunir em volta do computador, num sábado a tarde, por exemplo, é possível encontrar assuntos que interessem a todos. Fazer pesquisas sobre um tema também é uma boa pedida (meus filhos adoram dinossauros e astrologia !). Ouça as sugestões de dialogo deles filhos e aproveite para conceitos básicos sobre os perigos e benefícios da internet.

13) Inseridos no planeta terra: pegar um mapa mundi e desvendar o mundo através dele é bem divertido. Além dos pequenos aprenderem sobre os oceanos, países, principais capitais, continentes, ou seja, sobre geografia, também podem combinarem a próxima viagem de férias, quem sabe?

14) Karaokê: É sem dúvida uma ótima opção para aproximar pais e filhos, soltar a voz, aprender letras de músicas e muitos ritmos diferentes.

15) Brincar de esconde-esconde dentro de casa: é um barato quando encontramos nossos pequenos enfiados nos cantinhos mais impossíveis da casa !

16) Lanterna: a noite, após o jantar, todos no quarto reunidos, porta fechada e luz apagada, lanterna na mão e....muitas figuras na parede !!! Imaginação, risadas e brincadeiras criativas surgem com a escuridão e um foco só de luz.

Bem, acho que essas dicas já podem consumir 16 dias das férias...

Outras dicas ou programações de férias também podem ser encontradas na internet, revistas, jornais e guias.

Boas férias !

Um comentário:

  1. Oi Lú, comprei umas roupinhas contigo quando minha filha nasceu e adorei!!! Estava folheando a revista Decora Baby quando vi teu anúncio. Uma beleza por sinal!!! Fiquei apaixonada pelo quarto e móveis!!! Quero reformar o quartinho dela e preciso de umas sugestões. Me manda teu email. Temos um blog http://www.pedacinhodamamae.blogspot.com/. Vou na sua loja virtual para ver o que consigo. Bjus e adorei a matéria das férias escolares!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails