domingo, 24 de janeiro de 2010

A infertilidade já é um problema social

A infertilidade diz respeito não apenas ao casal afetado, mas à sociedade como um todo, pois um em cada cinco casais tem dificuldade em conceber uma criança. As conseqüências e o tratamento da infertilidade afetam a diversos grupos, como os pacientes, a família, os médicos etc.

De uma maneira geral, o tratamento do casal com dificuldade de conseguir uma gestação percorre uma estrada longa e repleta de emoções. E, o sucesso dessa jornada não é garantido.

A incompreensão e o silêncio ainda envolvem o assunto e, ao invés de se ver a infertilidade como uma doença, várias pessoas consideram-na um problema sexual. A falta de informação disponível sobre o assunto é uma das principais causas desse mal-entendido.

Os resultados de uma pesquisa conduzida pela Associação Americana de Infertilidade (AIA) revelaram que é muito pouco o conhecimento geral a respeito do ciclo reprodutivo feminino (somente 40% das perguntas da pesquisa foram respondidas corretamente).

Quando perguntadas sobre a idade em que a fertilidade feminina começa declinar, 88% das entrevistadas superestimaram esta idade de cinco a dez anos.

As autoridades devem reconhecer o fato de que a infertilidade é um problema médico, que deve ser incluído na cobertura dos planos de saúde e procurar através de uma educação continuada melhorar o nível de conhecimento da população sobre o assunto.

Fonte: Dr Jose Bento
http://www.drjosebento.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails