sábado, 23 de janeiro de 2010

Dieta da Fertilidade


A dieta alimentar adequada ajuda a manter as células reprodutoras ativas por mais tempo aumentando assim, as chances de concepção.

Uma dieta rica em laticínios desnatados pode fazer com que fique mais difícil para algumas mulheres engravidar, de acordo com estudo envolvendo milhares de mulheres nos Estados Unidos. Pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard descobriram que mulheres que consomem com freqüência este tipo de alimento têm uma probabilidade 85% maior de apresentarem problemas de ovulação.

Pequenas substituições podem ser feitas tranquilamente no dia-a-dia ajudando a reduzir em até 80% a infertilidade causada por problemas ovulatórios.

Um passo para realização do sonho da gravidez!!!

Seguem algumas dicas que vão te ajudar aumentar a fertilidade:

1) Comece com a substituição dos alimentos processados por naturais;

2) Do leite magro ao gordo;

3) Menos carne vermelha e mais peixe.

4) Corte a gordura trans. Ingerir 2% de calorias desse tipo de gordura eleva mais de 100% os riscos de infertilidade. Ao comprar produtos industrializados, escolha aqueles que levam o selo ''livre de trans''. O mercado está trocando essa gordura por óleo de palma ou adotando a interesterificação (processo que não origina a gordura trans).

5) Diga sim às gorduras ricas em ômega 3 e 6. Consuma óleo de canola, salmão, sardinha, linhaça e amêndoa.. Segundo o médico Dirceu Mendes Pereira,essas gorduras tornam a membrana que envolve o óvulo mais fluida. Isso facilita a penetração do espermatozóide e a saída do embrião, que vai se implantar no útero.

6) Adote carboidratos complexos. Troque tudo o que é feito com farinha branca (pão,macarrão,biscoito) pela versão integral, os carboidratos complexos. Segundo o estudo, as mulheres que ingeriram poucos grãos integrais e se deliciavam com arroz branco, batatas e doces (carboidratos simples) tinha 55% mais probabilidade de apresentar a síndrome do óvario policístico, que leva à ovulação irregular.

7) Consuma diariamente ácido fólico. Rico em proteínas e, por isso, um promotor da renovação celular o ácido fólico é importante desde a fecundação até o fim da gestação, pois ajuda na formação do sistema nervoso do feto. Ele ainda é eficaz na manutenção da gravidez, principalmente nos três primeiros meses, quando o risco de aborto natural é maior. Coma soja, fígado, vegetais verde-escuros (espinafre, agrião) e levedo de cerveja. E fale com seu médico sobre a necessidade de suplementação.

8) Beba leite integral. Troque o desnatado ou semidesnatado pelo integral.

9) Consuma ferro. A carência do mineral pode dificultar a ovulação. Reforce a dose investindo em alimentos como couve, beterraba e açaí. Converse com seu médico sobre a necessidade da suplementação de ferro. ''

10) Tome muito líquido. A hidratação é essencial para todas as reações químicas do corpo,inclusive a fecundação. Tome cerca de 3 litros de água por dia. Mas modere o consumo de café e chá, ricos em cafeína - em media duas xícaras por dia. Álcool, só ocasionalmente. Já os refrigerantes devem ser cortados, pois contêm muito açúcar;

11) Controle o peso. Segundo pesquisa feita no Hospital das clínicas de São Paulo, após perderem 3% do peso, 60% das mulheres com sobrepeso apresentaram ciclos ovulatórios normais. Ter um índice de massa corpórea (IMC) entre 21 e 25 indica boa fertilidade;

12) Diminua o consumo de carne vermelha. Substitua a proteína animal pela vegetal, isso melhora a ovulação. O estudo americano mostrou que a infertilidade ovulatória era 39% maior em mulheres que consumiam mais proteína animal. Isso não significa abolir a carne do prato, mas reduzir a ingestão para duas vezes por semana e escolher outras fontes de
proteína, como peixe, soja e feijão;

13) Troque o arroz branco pelo integral, reforce a dose de feijão para substituir o valor protético da carne;

14) Adicione às saladas duas nozes ou três castanhas, ricas em óleos do bem;

15) Por fim, cuide do Estresse e da ansiedade.


Fonte: http://www.drjosebento.com.br/
Clinica Dr. Jose Bento

Um comentário:

  1. Oi Lu! Adorei seu Blog flor!!
    Estarei sempre por aqui...Beijocas!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails