quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A arte de ser mãe nos dias atuais


A arte de ser mãe nos dias atuais

Por Lu Martinez



Ser mãe nos dias atuais não é uma tarefa fácil. É preciso saber educar, ser amiga e companheira, sempre acompanhando os passos e a evolução dos filhos. Mas, como estar tão presente se, além do nosso papel de mãe, também precisamos construir uma carreira, nos tornando profissionais exemplares?

Equilíbrio talvez seja a característica mais desejada. A mulher “moderna” precisa saber equilibrar problemas, conflitos e o estresse do dia-a-dia, com a escola, a educação, o carinho e a atenção dedicada aos filhos. Ou seja, também precisamos ser ótimas “administradoras”!

Por mais que, para alguns, nossa rotina pareça indisciplinada, é totalmente possível ser uma mãe presente e ter uma, duas, ou mais, carreiras paralelas. Só é necessário ter cautela para saber medir o tempo que se despende para cada atividade. Claro que alguns objetivos ficam para depois! Mas o importante é mantê-los na nossa lista e realizá-los mesmo que demore mais que o planejado.

Há profissões ou atividades que permitem uma flexibilidade maior de horários. Porém, a sensação de falta tempo parece que sempre irá nos acompanhar. Acredito que este seja o maior dilema da mãe moderna!

O que precisamos é saber aproveitar cada momento. Trabalhar fora não deve ser sinônimo de ausência com os filhos. É possível sim ser uma ótima profissional e uma mãe presente, distinguindo, inclusive, os momentos de ser firme e a hora de brincar.

Apesar das mudanças que as mulheres passaram nas últimas décadas, ser mãe sempre significará amar incondicionalmente. Além disso, os pais precisam estar cientes que são como espelhos para os pequenos. Assim, as crianças também aprendem com o exemplo da mãe que trabalha fora.

Mesmo não acompanhando 24 horas os filhos, a mulher moderna, sempre atualizada e cheia de informações, contribui muito para formação das crianças, seja trazendo sempre novidades ou aprendendo com outras experiências a arte de ser mãe. A realização profissional traz satisfação e felicidade, o que se reflete nas relações familiares.

Além disso, a mulher que é mãe e profissional também tem o direito e até o dever de reservar algum tempo para si mesma. Nem sempre é possível, mas é essencial despender algumas horas na semana para se cuidar. Manter a auto-estima em alta só faz bem.

Fazer massagem semanalmente, ir a um salão de beleza ou ao cinema com o marido podem ser pequenas atitudes que geram efeitos muito positivos. As atividades sociais e culturais nos deixam mais relaxadas e fazem com que nos sintamos ainda melhores para realizar todas as atividades diárias.

O mundo atual pode estar longe do que gostaríamos de deixar para nossos pequenos. Mas a nossa realidade somos nós que criamos.

Somente quando temos um filho é que vemos o quanto crescemos e mudamos nossa concepção da vida. Percebemos o quanto os nossos pais são importantes e o quanto somos importantes para nossos filhos.

Ontem, hoje e sempre, a recompensa de ser mãe é inexplicável! É conhecer o puro amor ou o amor mais puro que existe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails