sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Polêmica: Não posso deixar de colar aqui o Alô 18 da Mel

Precisei colocar o Alô nº 18 do Blog da Mel Lisboa bem aqui no meu blog.
Sendo bem sincera, estou impressionada com o movimento baixo do comércio desde a tal GRIPE H1N1!
E claro que não só no comércio, teatros, cinemas, shows, e ainda, serviços que as gestantes tomavam benéficos à gestação, como hidroginástica, aulas de alongamentos, massagens...

Estou revoltadíssima com a falta de sensibilidade da imprensa.

Será que nós gostamos tanto das notícias ruins? Pelo que sei, é ela que vende !

Notem: quantas pessoas morrem por dia aqui no Brasil por assassinato, assaltos ou fome? Ou falta de atendimento médico/hospitalar? - mas esse tipo de notícia é corriqueiro, é normal...pessoas morrendo de fome, frio, maus tratos, com tiros por dinheiro...isso é NORMAL.
Agora, quando há um acidente de avião, onde há muito menos mortes (não desmerecendo o acontecimento muito menos as vítimas), isso sim é NOTÍCIA! Essa vale a pena ficar semanas cubrindo !!!

Mas, continuando no H1N1:

No ápice das notícas da tal gripe acabei tirando 1 semaninha de férias e fui para Buenos Aires. Ai, para quê!? Só ouvia das pessoas:

"Você é louca", "Se eu fosse você cancelava sua viagem", "Você vai voltar com a gripe", "Não vá".

O que? Eu? Não ir viajar por causa da enxurrada de informações mal dadas pela imprensa brasileira?

Aconteceu o que previa: cheguei à Buenos Aires e....NADA, absolutamente nada do que a imprensa daqui divulgava (imagens das pessoas de máscaras, por exemplo) estava nas ruas.

Conversei com muitas pessoas, muitas, durante esta semana, e pasmem, sabe quem estavam morrendo com a gripe? Adultos e crianças das classes baixas. Sabem por que?
Porque onde moravam não havia saneamento básico, não haviam habitações dígnas, porque o governo prorrogou a volta às aulas, tirando a única fonte de alimentação das crianças dessas classes, que ficavam em casa sem ter o que comer, no meio do inverno, em suas casas úmidas e frias. Vocês já imaginam o que aconteceu: baixou a resistência dessas crianças e ficaram totalmente descobertas para "pegar a tal gripe". Foi uma enxorrada de gripe no ar !
Hospital público? Acho que deve estar pior dos daqui!
O país está quabrado!

E ai? O que a imprensa daqui transmite?
Passaram alguma explicação real acima nas TV´s daqui?

Gostaria muito de saber o porquê que a imprensa brasileira faz tanto escândalo e bate na mesma tecla milhões de vezes tendo tanto assunto muito mais importante e discarado para "tocar".
- Ei, saia do dó ou do ré ou do mí...toque uma música inteira TV brasileira!

Nossos hospitais são miseráveis, nossa educação não recebe um projeto com uma verba dígna, não há bibliotecas, não há informação disponível para muita gente, não há saneamento básico em muuiiitttooss municípios...não há força maior do que a de vocês !

Bem, desabafei, agora Mel, control C control V no seu excelente texto:

Alô No 18
É por meio deste “Alô” que venho dar a triste notícia de que a peça “Cyrano” teve sua apresentação cancelada em Belo Horizonte. O motivo? A nova gripe, a tal da Influenza A(H1N1) – aliás, baita nominho difícil. Parece que as pessoas em Minas – e não só em Minas – estão um tanto quanto apavoradas com a doença e estão evitando MESMO qualquer aglomerado. Aproveito para dar a minha (tenho certeza que polêmica) opinião. Acho que o ser humano tem um fascínio um tanto quanto sinistro pela destruição, pelo apocalipse. O medo da imponderável e irremediável morte nos faz perder mais tempo vendo tragédias do que fazendo alguma coisa para de fato evitá-las. Uma doença desconhecida cujos sintomas se assemelham aos de uma gripe comum apavora muita gente. Gente demais, no meu ver. Por favor, não achem que eu não estou dando importância para a nova gripe, muito pelo contrário, estou apenas criticando aquilo que eu chamo de “Histeria Coletiva”. Eu estava saindo para ir ao CineMaterna ontem quando recebi a notícia do cancelamento da peça. Cheguei a pensar: será que eu sou alienada e estou levando meu filho para ser contaminado?? Não, acho que não. É que agora só se fala nessa tal de Gripe Suína (me perdoem os porquinhos). Ainda bem que nas TRÊS vezes que eu tive mastite (inflamação na mama decorrente da amamentação), sendo que numa delas eu fui parar no hospital com 40,5o de febre, ninguém falava dessa gripe. Se não, eu já teria sido internada, posta em observação, e submetida a exames para saber se eu estava ou não contaminada. Ainda bem que eu não estou grávida. Tenho amiga grávida que está pensando em adiantar o parto fazendo uma cesariana perigosa e desnecessária por causa da nova gripe. Absurdo? Não, “Histeria Coletiva”. E a dengue? Acabou? Não matou ninguém esses dias? Ninguém fala mais da dengue. Esses dias vieram aqui em casa para ver se havia algum foco de dengue. Estava tudo limpo. Dias depois, quando vieram podar as plantas, tivemos que arrancar uma linda trepadeira fora pois ela estava com o foco da dengue. O perigo às vezes mora em casa...Vou postar também, para que vocês entendam melhor, parte dos e-mails enviados pela produtora da peça e pelos produtores de BH explicando o cancelamento de “Cyrano”. Aos mineiros as minhas desculpas. Numa próxima a gente vai estar junto. E sem nenhuma gripe para nos atormentar.

Continuando no Alô 19:

Alô No 19
Ainda sobre a Gripe – eu falei que o assunto iria ser polêmico! - , preciso deixar algumas considerações. O que eu escrevi é apenas a minha opinião e eu obviamente estou aberta a todos os tipos de comentários. Estou bem informada e sei que a coisa é séria mesmo. Apenas acredito que esteja havendo uma paranóia excessiva em vez de uma prevenção efetiva em relação ao assunto. (...)

Fonte: http://bloglog.globo.com/blog/blog.do?act=loadSite&id=394&mes=8&ano=2009


Lu Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails