terça-feira, 29 de setembro de 2009

Parque do Ibirapuera


Sobre o Parque


A região alagadiça (Ibirapuera (ypi-ra-ouêra) significa "pau podre ou árvore apodrecida" em língua tupi; "ibirá", árvore, "puera", o que já foi) que havia sido parte de uma aldeia indígena na época da colonização, era até então uma área de chácaras e pastagens.

Já na década de 1920, o então prefeito da cidade - José Pires do Rio - idealizou a transformação daquela área em um parque semelhante aos existentes na Europa e Estados Unidos da América, como o Bois de Boulogne em Paris, o Hyde Park em Londres ou o Central Park em Nova Iorque. O obstáculo representado pelo terreno alagadiço, no entanto, frustrou a idéia, até que um modesto funcionário da prefeitura, Manuel Lopes de Oliveira, conhecido como Manequinho Lopes, apaixonado por plantas, iniciou em 1927 o plantio de centenas de eucaliptos australianos, cujo objetivo era a drenagem do solo e a eliminação do excesso de umidade.

Finalmente, em 1951, o então governador Lucas Nogueira Garcez institui uma comissão mista - composta por representantes dos poderes públicos e da iniciativa privada - para que o Parque do Ibirapuera se tornasse o marco das comemorações do IV Centenário da cidade.
Finalmente, em 1951, o então governador Lucas Nogueira Garcez institui uma comissão mista - composta por representantes dos poderes públicos e da iniciativa privada - para que o Parque do Ibirapuera se tornasse o marco das comemorações do IV Centenário da cidade.

A comissão foi criada e o arquiteto Oscar Niemeyer passou a cuidar do projeto arquitetônico do lugar. Roberto Burle Marx se responsabilizou pelo projeto paisagístico. O Ibirapuera como conhecemos hoje, foi entregue a São paulo em 21 de agosto de 1954. Atualmente, ele é o parque mais freqüentado de São Paulo e com o maior número de atrações. O visitante pode escolher entre o Planetário, o Museu de Arte Moderna, o Pavilhão da Bienal, o Pavilhão Japonês e o Viveiro, só para citar algumas. Além disso, há várias áreas para atividade física, ciclovia, 13 quadras e playground. E a entrada de cães é permitida.



Onde passear lá dentro:


Pavilhão Japonês

MAM - Museo de Arte Moderna

Jardim de Esculturas

MAC - Museo de Arte Contemporânea

Oca

Auditório Ibirapuera

Fundação Bienal

Museo Afro Brasil

Planetário

Escola de Astrofísica

Viveiro Manequinho Lopes

Herbário Municipal

Escola de Jardinagem

Praça Burle Marx

Escola da Antiga Serraria

Fonte do Ibirapuera

Ginásio do Ibirapuera

Quiosque da Saúde

Praça da Paz

Pista de Cooper de 1.500 metros;
Pista de corrida de 6 mil metros, que contorna o gradil do parque;
Ciclofaixa de 3 mil metros;
Campo de futebol de saibro;
Restaurante;
Praça de jogos próxima a sede da Guarda Cívil Metropolitana (GCM), com 5 mesas de pingue-pongue e 6 mesas de xadrez / damas;
Banca de jornais e revistas;
2 lanchonetes;
2 Playgrounds;
7 quadras poliesportivas;


O Parque fica localizado no seguinte endereço:Av. Pedro Álvares Cabral - Moema

São Paulo - SP, 04094-050


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails