quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A maior livraria está em Buenos Aires



Em minha viagem de férias, claro, fui visitar e fazer algumas comprinhas na maior livraira da América !


Vocês não podem perder quando forem à cidade mais européia da América!


Confiram esta dica:














Este teto é uma arte viva !


Um pouco de história:


El Ateneo Grand Splendid é uma das livrarias mais conhecidas em Buenos Aires, Argentina. Situado em 1860 Avenida Santa Fe em Barrio Norte, O prédio foi projetado pelos arquitetos Peró e Torres Armengol para o empresario Max Glücksman (1875-1946) e aberto como um teatro chamado Teatro Gran Splendid maio 1919. Em trinta anos, tornou-se um cinema e em 2000 foi convertida em uma livraria.

O teatro tinha uma capacidade de 1050 e realizaram uma grande variedade de espectáculos incluindo aparições pelo tango artistas Carlos Gardel, Francisco Canaro, Roberto Firpo e Ignacio Corsini. Em 1924 Glücksman iniciou a sua própria estação de rádio, Rádio Splendid, que transmitia a partir do edifício onde a sua empresa de gravação, Nacional Odeón, fez algumas das primeiras gravações dos cantores de tango do dia. Nos vinte anos mais tarde, o teatro foi transformado em cinema e em 1929 apresentou os primeiros filmes já apresentados com o som.
Em 2000, sob a direcção do arquitecto Fernando Manzone, o edifício foi remodelado e transformado em um livro e loja de música. O assento do cinema foi removido e em seu lugar prateleiras de livros foram instalados. As cadeiras são fornecidas por todo o edifício, incluindo as caixas ainda intactas teatro, onde os clientes podem mergulhar nos livros antes da compra, e há agora um café na parte de trás o que já foi o palco. O teto, pintado pelo artista italiano Nazareno Orlandi, as talhas ornamentadas, as cortinas de palco vermelho, a iluminação de teatro e muitos detalhes arquitetônicos permanecem. Apesar das mudanças, o prédio ainda mantém o sentimento do grande teatro era uma vez.

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails