terça-feira, 29 de setembro de 2009

Lu Martinez participa da 11ª FNLIJ no Rio

Ruth Rocha autografando livro para Lu Martinez : realizei um sonho de menina ! Lu Martinez e Ziraldo:
Ana Maria Machado e Lu Martinez:



Lu Martinez e Gilles Eduard:


A Palestra com ícones da literatura infantil francesa:



Aconteceu em junho deste ano o 11º Salão FNLIJ no Rio, e tive o prazer de participar.

A FNLIJ criou um evento com um caráter institucional, em que o livro para crianças e jovens, seus autores e editores, e a leitura literária sejam o centro das atenções, sem a necessidade de recorrer a outros suportes, apresentando a leitura como um bem em si.

Há 40 anos, a FNLIJ acredita que a formação de leitores se constrói pela prática da leitura literária e que ela é quem consolida a base humanista dos profissionais de qualquer área.

Acompanhei o 11º Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil, que teve como tema As cores e As Letras da Literatura Infantil e Juvenil na França e no Brasil, onde aconteceu o encontro de escritores e atividades, como palestras de professores do curso Leitura, Literatura e Formação de Leitores, desenvolvido e realizado pela FNLIJ para a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

A maratona literária entrou na agenda das comemorações do Ano da França no Brasil, com a Caravana de Escritores Franceses no Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, que traz a participação de cinco autores e ilustradores franceses, todos já editados no Brasil, especialistas em Literatura Infantil e Juvenil para participar do 11º Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil, além de exposições de ilustrações francesas no estande do país homenageado. Entre os nomes estavam: Dorothée de Monfreid, Gilles Eduar, Nathalie Beaux, Olivier Douzou, Timothée de Fombelle e Vicent Cuvellier.

Foram 3 dias de muita discussão e aprendizagem. Trocar "figurinhas" com escritores e editores franceses foi uma delícia !
Só assim percebemos como o Brasil ainda engatinha na educação !

Lu Martinez

2 comentários:

  1. Menina que pena que nao deu tempo.... eu de certeza iria amar! mais ainda se encontrasse com você, com esse perfil vc é mesmo uma guerreira! aaammmo mulheres assim. Parabéns pelo seu trabalho, talento e livros!!!
    tambem tenho 2 filhotes, onde encontro seus livros??? um beijo e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Roberta, que comentário delicioso ! Passei esses dias fazendo eventos nas escolas devido ao Dia das Crianças, e nem entrei aqui para postar pois não deu tempo ! Mas, fiquei muito feliz com o que escreveu. É tão importante para nós mulheres, esposas, mães, profissionais, voluntárias, filhas, e tudo que somos durante o dia, um elogio !!!! Você deve saber não é ? Mas, tenho certeza que podemos nos conhecer um dia ! Ah, eu amoooo abobrinhas !!!! hahahahahah vc conhece uma receita de Bolo de Abobrinhas? Vou te passar ! Um beijo carinhoso e...meus livros podem ser comprados pelo meu site www.lumartinez.com.br ou pelo tel 11 39694888 Vanessa !
    bjao !

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails